Dicas de Segurança

Quais são os métodos mais freqüentes utilizados pelos marginais para entrar em residências ou edifícios? O meliante, geralmente entrará em uma propriedade por duas razoes principais:

1 - Descuido total da vítima.

2 - O marginal já possui informações de alguém (empregado, vizinho, prestador de serviço, amigo do filho etc.) acerca do que roubar e da rotina dos moradores.

Procure não comentar de sua vida com empregados ou conhecidos. Ninguém sabe o dia de amanha. Os marginais aproveitam de portas, janelas, portões abertos e sem vigilância. Para verificar se os moradores estão ausentes, os bandidos acionam o interfone, campainha ou efetuam ligações telefônicas para saber se há alguém em casa. Existe preferência por parte dos marginais para casas com grades baixas e bons carros nas garagens. Os imóveis mais assediados são aqueles que não têm sistema de segurança ou alarmes. O bandido sempre procura a lei do menor esforço. Terrenos baldios ou desocupados ao lado dos imóveis são utilizados como ponto de observação e também como trampolim para entrar na propriedade. Não permita que pessoas estranhas, com pretexto de fazer pesquisas ou demonstrar lançamento de produtos adentrem em sua casa. Não deixe objetos (brinquedos, bicicletas, roupas, sapatos, botijão de gás etc.) largados no quintal ou na varanda de sua casa. Se assim o fizer, estará "implorando" para que o ladrão "visite" sua residência. Ruas com pouca iluminação, muitas arvores e tráfego reduzido de veículos, são as preferidas dos malandros. Em muitos casos, os bandidos passam por prestadores de serviço ou mendigos para se certificar sobre a movimentação de pessoas no local. Utilizam de crianças e falsos vendedores para conhecer os hábitos da família que será a vítima da vez. Economia no item segurança pode significar grandes prejuízos no futuro. Não esqueça que o ladrão sempre espera pelo descuido da vítima. Cabe a você não facilitar o "trabalho" dele. Aprenda a focalizar sua mente a fim de alcançar mais segurança para você e seus familiares. Um pequeno detalhe pode fazer grande diferença na sua segurança. Por isso devemos observar as orientações a fim de não sermos pegos de surpresa pelos marginais. Cada membro da família é responsável pela segurança de todos. Oriente antes, para não ter surpresas depois.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uma imagem vale mais que mil palavras

Como diz o antigo provérbio: "Uma imagem vale por mil palavras". O registro e a visualização de pontos estratégicos de um imóvel ampliam sobremaneira a segurança de um estabelecimento residencial ou comercial, permite reconhecimentos e registra o fato como ocorreu, valendo até como prova criminal. O CFTV é um dos equipamentos mais utilizados na atualidade, no item segurança, pois permite que o porteiro ou a central de monitoramento tenham perfeita visão de locais isolados ou que estejam fora do alcance dos responsáveis pela segurança.

Uma imagem vale por mil palavras Novas tecnologias tornam o CFTV cada vez mais completo/versátil: câmeras com detectores especiais gravam apenas se houver movimento na cena; gravadores digitais aboliram as incômodas e frágeis fitas de gravação; câmeras acopladas a um computador, rodando um software apropriado, permitem que imagens sejam transmitidas "ao vivo" para outro computador remoto, via internet; sistemas de alarme podem ser conectados ao CFTV de modo que, a partir da ocorrência do alarme, uma câmera inicie automaticamente a gravação do evento. Muitas são as vantagens adquiridas com o CFTV, tais como:
  1. Redução de mão de obra. Visualiza, monitora e grava imagens de diversos ambientes ao mesmo tempo;
  2. Fator psicológico de dissuasão, pois o marginal sabe que esta sendo vigiado e suas imagens gravadas. Inibe a ação de invasores e pessoas mal intencionadas;
  3. Pouco gasto com manutenção;
  4. Grande utilidade na solução de crimes praticados no interior do prédio por moradores, funcionários, visitantes, prestadores de serviço etc., em razão da gravação de imagens (câmera oculta), através de vídeo teipe;
  5. Facilita o trabalho da pronta resposta (policia e vigilância particular) que saberá pormenores do crime que esta ocorrendo no condomínio;
  6. Auxilia sobremaneira no controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos;
  7. Integração com sistemas de alarmes;
  8. Integração com antenas coletivas, imagens do CFTV na sua TV;
  9. Acesso às imagens pela Internet;
  10. Auxilia na fiscalização dos procedimentos de segurança dos funcionários e moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário